Links da matéria:
O HTML5 é a nova versão da linguagem responsável por formatar as páginas que visualizamos na web. Ela estreou em 2010 prometendo revolucionar a navegação na web e mudar completamente a experiência dos internautas com as páginas. Mas, você sabe o que ela é capaz de fazer? Então dá uma olhada nesses sites que nós separamos que usam o HTML5.
Se você é fã de música, essa página é um bom exemplo do que a nova linguagem pode fazer. Enquanto você ouve a música de fundo da banda Radiohead, o rosto do vocalista Thom Yorke vai se formando aos poucos na tela. Esse é o chamado controle embutido de conteúdo multimídia. O nome parece complicado, né? Mas o que ele faz é eliminar a necessidade de plug-ins e aplicações para os navegadores executarem vídeos ou músicas, por exemplo. Ainda pode ser cedo para afirmar, mas o HTML5 já foi até chamado de "Flash-killer", já que substituiu perfeitamente a função do plug-in da Adobe.
Outra exemplo musical é esse curta metragem ao som da banda Arcade Fire. No começo, basta você digitar o nome de sua cidade natal e esperar carregar. Depois é só assistir o clip com imagens da cidade passando no fundo. O site também mostra como o HTML 5 pode funcionar em várias páginas independentes do navegador e integrá-las como se fossem uma só. Outra página legal que mostra essa função é essa aqui, em que você cria várias janelas e fica jogando uma bola entre elas.
Tem também esse site, que permite que você desenhe o que quiser, com vários tipos de pincéis e uma palheta de cores completa. É só selecionar aqui em cima o tipo de linha que quiser para rabiscar e clicar para escolher a cor. No botão "clear", você pode apagar todo o desenho, ou salvar no seu computador, caso tenha gostado do resultado. Essa página é um bom exemplo de mais um dos elementos da nova línguagem: chamado "canvas", que permite a renderização de imagens em 2D.
O HTML 5 também tem outras funções como gerenciamento de dados offline e o drag-and-drop. Apesar disso, o HTML 5 ainda é uma linguagem em desenvolvimento e a versão definitiva só deve chegar em 2012. E aí, gostou das páginas? Veja esses links que abaixo para mais exemplos do que o HTML5 pode fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário